Pagamento Digital

Compre aqui Ovos Galados Codornão dz com 15 R$ 10,00 - Envio mínimo 06 dz e SEDEX

Quant.:
  
 

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Qual a diferença entre fêmeas e macho de codornas?


As codornas são praticamente iguais umas as outras, varia somente em tamanho, cor e outras peculiaridades pequenas. Como saber quem é macho e quem é fêmea? Pois é essa dúvida para quem quer começar a criar codornas faz toda diferença, lembrando que as fêmeas é que colocam o ovo.

Mas o que mencionamos no início não deve ser desperdiçado, uma grande diferença está na coloração entre machos e fêmeas. O peito e a cabeça do macho são mais marrom avermelhados, sem contar que só ele canta, a fêmea não. Há também outro fator característico, o macho solta uma espuminha do ânus quando pressionado.



Para quem quer ter um viveiro e criar codornas nascidas a partir deste, um fator importante, a saber, é que nos 10 primeiros dias de vida de uma codorna ela não é capaz de se aquecer, seja macho ou fêmea, portanto o cuidado com luz ou gás é necessário para que não morra de “frio”. Uma forma de saber se elas estão com frio ou com calor é se todas estiverem juntas, frio, se espalhadas, calor. Mas para isso é preciso ter espaço no viveiro senão todas estarão juntas o tempo todo, por falta de espaço.

A Fêmea
As codornas fêmeas regularmente colocam 28 ovos em um mês, enquanto novas a produção é farta, com o tempo (depois de 1 ano) e conforme a época do ano, elas diminuem, colocando uma vez ou às vezes nem colocando ovos. Geralmente esse período é de manha e no fim da tarde, mas é de tarde que mais se colocam ovos.

O Macho
Os machos tem função de reprodução, e também pode ser consumido, se sua intenção é ovos, seu viveiro predominará fêmeas, se outras codornas for seu desejo, deverá haver machos para o acasalamento, normalmente é um macho a cada cinco fêmeas. O canto do macho é fundamental para sua exibição para a fêmea.

Conforme podem ver, ficou mais fácil reconhecer quem é macho e quem é fêmea, os quatro modos apresentados não deixam mais dúvidas. Cor, canto, secreção e quem bota ovos, são as características para distinguir o sexo das codornas.

Fonte: codorna.org

Um comentário:

  1. Olá.... onde é o plantel de vcs? eu possuo 1 macho c 3 femeas...de codorna gigantes, ainda ñ estão produzindo pois possuem somente 30 dias de vida. Devo arrumar mais femeas? ou como faço? pois ñ tenho onde comprar mais femeas!!! prendo o macho q solto depois para acasalar? Obrigada

    ResponderExcluir

Comente ou faça o seu pedido de ovos galados deixando o seu email e telefone para contato, encaminhamos para todo o BRASIL por SEDEX.