Pagamento Digital

Compre aqui Ovos Galados Codornão dz com 15 R$ 10,00 - Envio mínimo 06 dz e SEDEX

Quant.:
  
 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Cuidados Na Reprodução de Codornas


Uma das etapas mais importantes de uma criação de codornas é a sua reprodução. É esta fase que determina se a ave será lucrativa de fato ou não, pois ma quantidade pequena de codornas é responsável por um baixo lucro do criador. Logo, cuidar para que as aves se reproduzam de forma sadia e em boa quantidade é uma das melhores formas de cuidar da ave.



  • Macho e fêmea devem ficar juntos para a reprodução


Se o destino é o engorda para o abate, a codorna deverá ser mantida em gaiolas separadas. Mas se você quer cuidar da reprodução, mantenha as aves juntas no período de reprodução. Um macho deverá servir a três fêmeas, sendo uma por semana. Seu macho deve ficar uma semana em cada gaiola para fêmea e depois ser trocado.

Não abuse da capacidade reprodutora do macho. Ele deve ser trocado a cada dois meses, pois sua capacidade de alta reprodução vai diminuir com o tempo. Se a quantidade de ovos não interferir muito ou for uma criação caseira, o criador de codornas poderá usar a ave macho por mais de quatro meses sem qualquer problema.



  • Cruzamento com parentes deve ser evitado


As codornas são aves bastante sensíveis ao parentesco. Por isso as aves familiares, filhos e parentes muito próximos na geração, devem ser evitadas no cruzamento. Recomenda-se ao criador de codornas fazer o controle e marcação da ave para evitar tal problema.

  • Use chocadeira ou outras aves para chocar os ovos


Se o criador não pode ainda adquirir uma incubadora para chocar os ovos, uma boa opção é usar outras aves para chocar. A produtividade permanece a mesma. O criador pode usar galinhas anãs ou pombas, mas lembrando que é bem mais eficiente fazer o uso de uma chocadeira. A incubação artificial é uma das mais modernas e mais eficientes também.

Fonte: codorna.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou faça o seu pedido de ovos galados deixando o seu email e telefone para contato, encaminhamos para todo o BRASIL por SEDEX.